top of page

Alternativas ao Glifosato

Segundo a Quercus, nas áreas em que se justifica realmente o controlo das plantas invasoras dever-se-á equacionar as várias alternativas possíveis, com vista a dispensar sempre que possível o uso de químicos que terão inevitavelmente impacto no ambiente e na saúde humana.

 

Existem métodos alternativos como o método do abafamento (depositar matéria orgânica em cima das plantas invasoras), métodos mecânicos, manuais e térmicos (aproximar chama de gás propano das plantas invasoras sem tocar e estas por ação do calor morrem em aproximadamente 2 dias).

 

 

 

É de realçar que o ser humano está exposto aos herbicidas como o Glifosato e derivados por inúmeras vias, sendo elas, pelo ar, alimentos, exposição dérmica e pela água e, por este motivo, alternativas químicas ao glifosato estão atualmente em estudo para diminuir a exposição do Homem ao mesmo, mas também para controlar o aparecimento de plantas resistentes á sua ação.

 

As misturas de herbicidas como MCPA/bromoxynil ou misturas de Dicamba (dicamba/fluroxypyr e dicamba/diflufenzopyr) mostraram ser eficazes no controlo de plantas invasoras resistentes ao Glifosato (Burton 2014).

Burton N, Shirriff S, Beckie H (2014) Response of glyphosate-resistant kochia (Kochia scoparia L, Schrad.) to alternative herbicides. Canadian Journal of Plant Science 94: 1407-1411

 

Quercus-Associação Nacional de Conservação da Natureza (2014) Linhas orientadoras Controlo de Plantas Infestantes em Espaços Públicos. http://www.quercus.pt/images/PDF/Quimicos/Linhas%20Orientadoras_Controlo%20de%20plantas%20infestantes_v2014.pdf . Acedido a : 10 de Maio de 2015

bottom of page