Glifosato
Resumo: Homem de 35 anos, agricultor ingeriu 75 mL de uma formulação comercial com aproximadamente 120 mL de álcool. Meia hora depois já no hospital apresentava dores abdominais, vómitos não-sanguinolentos, estava consciente e transpirava de forma exagerada. Apresentava ulceras na mucosa oral e por isso não foi dada ao doente carvão ativado.
Uma hora apos ingestão o doente desenvolveu edema pulmonar agudo, ficou hipotenso, perdeu consciência e necessitou de ventilação mecânica. Apresentava acidose metabólica, por isso iniciou-se a hemodialise, infusão contínua de bicarbonato de sódio, noradrenalina e fluidos. Estes sintomas foram apontados ao surfactante POEA presente na formulação ingerida.
Resumo: Homem idoso de 71 anos que fez uma tentativa de suicídio com um produto comercial contendo glifosato desenvolveu encefalopatia prolongada mas reversível o que sugere um mecanismo de toxicidade direto para o SNC embora esse mecanismo ainda não seja conhecido.
Resumo: Mulher de 57 anos suicidou-se com um produto comercial contendo glifosato quando foi admitida nas urgências encontrava-se inconsciente, em acidose metabólica e falência respiratória em pouco tempo desenvolveu uma falência multiorgânica.
Resumo: Mulher de 42 anos dirige-se ao Hospital apresentando dor num braço que se encontrava inchado. Ela tinha injetado cerca de 6 mL de glifosato no músculo numa tentativa de suicídio cerca de 12 horas antes. Apenas tinhas marcadores inflamatórios elevados e foi notada rabdomiólise que até então nunca tinha sido reportada por exposição oral ou dérmica.