top of page

Toxicidade Crónica

Se mecanismos como a regulação hormonal e a regulação genética são perturbados (Gasnier 2009), o metabolismo ósseo e hepático, a reprodução, a gestação e o desenvolvimento serão direta ou indiretamente afetados. Por outro lado, esta desregulação vai-se refletir em doenças comportamentais e hormono-dependentes, como o cancro da mama e da próstata. Estes dados são importantes uma vez que doenças crónicas, genéticas e perturbações do sistema endócrino podem ser provocadas em seres humanos e crianças por poluição ambiental. Daí o relevo do estudo da atividade do Glifosato e das suas formulações sobre estes parâmetros, uma vez que este pode ser considerado um poluente ambiental.

 

Claro que para conduzir hipóteses sobre os efeitos in vivo, não só dados de eliminação, metabolismo, mas também efeitos de bioacumulação e amplificação ao longo do tempo devem ser tido em conta.

Gasnier C, Dumont C, Benachour N, Clair E, Chagnon M, Séralini G (2009) Glyphosate-based herbicides are toxic and endocrine disruptors in human cell lines. Toxicology 262: 184-191.

bottom of page